NOTÍCIAS

21-MAY-2022

Cabo Frio desativa Tenda Covid e inaugura novo espaço para atendimento de casos suspeitos da doença

Com redução dos casos, a tenda foi retirada e os pacientes serão atendidos no espaço anexo à UPA, no bairro Parque Burle

#CABOFRIO POR SECRETARIA ADJUNTA DE COMUNICAÇÃO 21 DE MAY DE 2022 0

A Prefeitura de Cabo Frio inaugura nesta segunda-feira (23), um novo espaço exclusivo para atendimentos de casos suspeitos de síndrome gripal na área externa da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), no bairro Parque Burle, que substituirá a Tenda Covid.

Esse espaço fará o mesmo atendimento que era realizado na tenda. O motivo da alteração se deve pela queda no número de casos da doença e a consequente baixa da positividade em Cabo Frio. De acordo com dados da Vigilância Epidemiológica do setor de Saúde Coletiva da Secretaria de Saúde, nos meses de março e abril, a Tenda Covid registrou média diária de atendimento de 40 pessoas, apresentando queda de 17% na comparação com os meses de janeiro e fevereiro. No mesmo período, a taxa de positividade caiu 98,68%.

"A equipe epidemiológica da Secretaria de Saúde analisa diariamente o cenário com base nos dados registrados da evolução dos casos do coronavírus na cidade para traçar estratégias necessárias, e novas logísticas de atendimento para o enfrentamento da pandemia. Além disso, essa análise permite o uso necessário do dinheiro público. Temos um custo com a tenda, que foi empregado para atender a demanda no período. Hoje não há necessidade de continuar mantendo esse gasto", explica a secretária de Saúde, Erika Borges.

ESPAÇO HIPOCOVID

A partir desta segunda-feira (23), os pacientes com síndrome gripal serão atendidos no espaço Hipocovid. O local conta com toda infraestrutura como recepção, dois banheiros e consultório, cilindros de oxigênio e demais insumos necessários para acolher e atender quem esteja com sintomas de síndrome gripal. O paciente não ficará exposto aos fatores climáticos e terá um atendimento totalmente exclusivo, evitando o cruzamento de fluxo das demandas emergenciais da UPA.

O diretor médico da UPA, Thiago Ferreira; e a diretora administrativa, Marcylene Azevedo, reforçam que a logística permanecerá seguindo os protocolos de triagem e as determinações do Ministério da Saúde, em casos de suspeita do vírus.

"Na recepção, que é o ponto para a entrada o paciente, será realizado o registro. Após a identificação, o paciente vai ser direcionado para sala de enfermagem para classificação de risco ou coleta do teste de diagnóstico e, em seguida, para o consultório médico", explica Thiago.

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#cabofrio

Durante todo o mês de setembro acontece a campanha Setembro Amarelo.

Desenvolvida em 2014 pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), a campanha tem como objetivo abordar de forma transparente a prevenção do suicídio, que é uma questão de saúde pública.

Há 31 dias

#cabofrio

Cabo Frio terá Dia D de vacinação contra covid-19, influenza e sarampo neste sábado (04)

Vinte e duas unidades estarão abertas das 9h às 17h para [...]

Há 124 dias

#Saúde

Cabo Frio inicia aplicação da dose de reforço contra covid-19 em adolescentes de 12 a 17 anos

Dose de reforço será aplicada em adolescentes que tenham [...]

Há 125 dias

#Saúde

Saúde de Cabo Frio capacita profissionais em workshop de imunização

Capacitação reuniu profissionais de todas as salas de va [...]

Há 125 dias

#Saúde

Cabo Frio entra na última semana de repescagem da vacinação contra influenza e sarampo

Confira os grupos que estão no prazo para imunizaç&atild [...]

Há 128 dias

#Saúde

Cabo Frio recebe novo equipamento cardiológico em parceria com o Hospital do Coração de São Paulo

Município foi contemplado com um aparelho de eletrocardiograma [...]

Há 128 dias

#cabofrio

PAM de São Cristóvão, em Cabo Frio, retoma atendimento normal

Unidade está atendendo pacientes em expediente completoO Posto [...]

Há 128 dias

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Um pouco insatisfeito

Neutro

Um pouco satisfeito

Muito satisfeito

PREFEITO(A)

JOSÉ BONIFÁCIO FERREIRA NOVELLINO

VICE PREFEITO(A)

MAGDALA FURTADO

CNPJ

36.475.879/0001-75

COMO SE COMUNICAR CONOSCO?

NOSSOS CANAIS